Conheça as vantagens de ter sempre na mesa alimentos cheios de cor!

alimentos com cor e vitalidade

A melhor forma de cuidar da sua saúde é ir à feira e escolher frutas e legumes. A alimentação é essencial para prevenir doenças e manter o bom funcionamento do organismo. Nesse processo, cuidar da quantidade e variedade de cores no prato é o primeiro passo. Isso mesmo, quanto mais colorido os alimentos, mais nutrientes a refeição possui. Lembra quando sua mãe dizia que “antes de tudo comemos com os olhos?” Ela estava certa. A aparência visual do cardápio, além agradar à visão e aguçar o paladar, pode ser importante aliada para manter o equilíbrio nutricional. Então adeus a monocromia no prato! Use a criatividade e prepare cardápios multicoloridos.

Os alimentos dividem-se em seis tipos de cores, sendo que cada um representa proteínas, vitaminas, antioxidantes e outros nutrientes importantes para nosso corpo. Veja qual a importância das cores e em que alimentos apostar na composição do prato.

 

Cores Função Alimento

Amarela

Auxiliam na manutenção dos tecidos e dos cabelos. Também são ótimas fontes de vitamina C, importante aliado do sistema imunológico. Alimentos de tonalidade alaranjada e amarela são oxidantes e atuam contra a ação dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento, por exemplo. A cor vem da substância betacaroteno, que atua no metabolismo de gordura. Laranja, mamão, melão, milho, pêssego, pimentão amarelo
Branca A substância flavina dá a cor branca aos alimentos ricos em minerais, carboidratos, vitamina B6, cálcio e fósforo. Auxiliam na renovação celular, protegem o sistema imunológico e ajudam na formação dos dentes e na elasticidade dos músculos. Alho, arroz, banana, batata, couve-flor, cebola, feijão branco, mandioca, pêra, palmito
Marrom Regulam o intestino, melhoram a flora intestinal, controlam o colesterol e o diabetes. Têm efeito contra a fadiga. São importantes fontes de fibras, selênio e vitamina E. Amêndoa, amendoim, arroz integral, canela, castanha, feijão, pão integral, trigo
Preta ou roxa A tonalidade azulada, preta ou roxa vem da antocianina, pigmento associado à vitamina B1, responsável pela transformação dos nutrientes em energia. Alcachofra, ameixa, berinjela, feijão preto, figo, jabuticaba, repolho roxo, uva
Verde Resultante da clorofila, os alimentos desta cor têm a capacidade de aumentar a energia das células e do nosso organismo. Abobrinha, agrião, alface, almeirão, chuchu, couve, escarola, espinafre, kiwi, pimentão, pepino, rúcula
Vermelho Preveni estresse e funciona como antioxidante no controle dos radicais livres. A cor vem do licopeno geralmente associado à vitamina C. Beterraba, goiaba, melancia, pimentão vermelho, tomate