5 dicas para comprar mobilia que ajudam na convivência com a melhor idade

dicas de mobilia para melhor idade

Comprar móveis para pessoas na melhora idade é sempre uma decisão que requer atenção e carinho. Nós sabemos que não devemos levar em consideração apenas o conforto, mas também a segurança ao escolher móveis para vovôs e vovós.

Aprendi muita coisa ao comprar os móveis para sala dos meu avô. Dessa experiência, separei algumas dicas essenciais par quem precisa trocar a mobília de pessoas mais velhas.

1 – Escolha móveis sem muita tecnologia

Apesar de ser muito tentador escolher aquela cadeira que se mexe sozinha, cheia de botões e múltiplas funções, pode ser confuso para qualquer pessoa que não tenha muita afinidade com essa tecnologia. Lembre-se que idosos já viveram bastante e nem sempre estão animados em aprender algo tão novo. Muitas vezes a escolha mais simples é a melhor.

2 – Escolha mesas e cadeiras fáceis de limpar

Geralmente os avós não se importam em limpar toda a bagunça depois de um dia divertido com os netinhos. Mas ninguém – nem você – quer passar o tempo livre curvado e se esticando para limpar alguma coisa. Escolha móveis que sejam fáceis de limpar ou use coberturas para cadeiras e sofás.

3 – Prefira itens confortáveis

Nunca escolha coisas que sejam excessivamente macias, baixas ou pesadas. É difícil para idosos levantar ou sentir-se confortável em coisas assim. Você imagina como seria difícil para você quando se tornar mais velho levantar daquele seu puff poltrona que quase te engole? Móveis firmes, resistentes e com altura ideal é o que eles precisam para não terem preocupações. O que nos leva à próxima dica…

4 – Coisas robustas são a chave

Sempre, sempre escolha móveis robustos e estáveis que não vão apresentar riscos ou gerar inseguranças. Evite cadeiras e mesas que tenham assentos que possam se mover – isso costuma causar quedas terríveis. Coloque os móveis contra a parede tão próximo quanto possível para evitar até mesmo que ele caia para trás.

5 – Comprem juntos

Evidente porém pouco aplicado, essa dica é fundamental: comprem móveis juntos. Por mais que você tenha bom gosto e muita disposição para ajudar, ninguém sabe melhor sobre as necessidades da terceira idade do que os próprios idosos. Lembre-se que o ambiente é deles, ou seja, é ótimo que escolham as cores e os estilos que mais agradam.

* Texto publicado por Beatriz Gonzalez, como colaboradora do site http://deidade.com.br