Indicação de Livro – Atividade Física e o Idoso: concepção gerontológica

atividade-fisica-e-o-idoso-concepcao-gerontologica-mazo-giovana-zarpellon-lopes-marize-amorim-benedetti-tania-bertoldo-8520505244_300x300-PU6e640c5c_1

O livro intitulado ATIVIDADE FÍSICA E O IDOSO: concepção gerontológica, tem como objetivo subsidiar a atividade pedagógica e científica de profissionais, alunos e técnicos de Educação Física e outras áreas, que atuam ou desejam atuar com idosos na área da Educação Física e Gerontologia, contribuindo para a formação acadêmica-científica.

O livro apresenta 18 capítulos. Inicialmente são relacionados aspectos da Gerontologia (ciência que estuda o envelhecimento humano) como: considerações epidemiológicas e demográficas sobre o envelhecimento populacional no Brasil; história dos idosos em diferentes épocas e na sociedade brasileira; mitos, fatos e teorias do envelhecimento; envelhecimento humano: definições e terminologias; aspectos biopsicossociais do envelhecimento humano; doenças mais comuns no envelhecimento. Após enfatizamos a Educação Física em ações com os idosos no que se refere aos programas de atividade física; testes; atividade física e aptidão física; e os tipos de atividade física (caminhada, dança, natação, hidroginástica, treinamento de força, ginástica, lazer e recreação, jogos e esportes). Também destacamos algumas considerações sobre o turismo e a nutrição.

O capítulo “Considerações Epidemiológicas e Demográficas do Envelhecimento Populacional no Brasil” tem como objetivo tecer algumas considerações epidemiológicas e demográficas do processo de envelhecimento populacional brasileiro, oferecer subsídios para entender este processo e propor intervenções mais efetivas na sociedade.

No capítulo “História dos Idosos em Diferentes Épocas e na Sociedade Brasileira” apresentamos uma breve descrição da história das sociedades em relação aos idosos em diferentes épocas, destacando-se os avanços ocorridos em termos de intervenções sociais, políticas e legais na sociedade brasileira. As questões sobre os idosos de hoje passam pelo conhecimento da história dos idosos no passado.

O Capítulo “Mitos, Fatos e Teorias do Envelhecimento Humano” enfoca os avanços científicos e tecnológicos das teorias que poderão ter grande impacto sobre a morbidade e mortalidade das pessoas, melhorando assim a qualidade de vida das mesmas o que poderá causar impacto sociais e econômicos sobre a questão do envelhecimento.

“Envelhecimento Humano: definições e terminologias”, neste capítulo serão apresentadas às definições e as terminologias mais utilizadas para designar o ser humano em idade avançada.

Os aspectos biológicos, psicológicos e sociais do processo de envelhecimento serão apresentados no Capítulo “Aspectos Biopsicossociais do Envelhecimento Humano”.

O Capítulo “Doenças mais Comuns do Envelhecimento” descreve as doenças comuns do processo de envelhecimento, que estão relacionadas aos fatores como, genéticos, estilo de vida, alimentação e outros.

A partir dos Capítulos acima, abordaremos os assuntos relacionados à Educação Física. Inicialmente será apresentado o Capítulo “Programas de Atividade Física para Idosos”, o qual enfocará assuntos referentes às instituições no Brasil e no mundo, buscando apresentar a preocupação atual com o envelhecimento ativo e a luta contra o sedentarismo.

O Capítulo “Testes para Idosos” apresenta alguns testes para avaliar a eficiência dos programas de atividade física para idosos.

“Atividade Física, Aptidão Física e o Idoso” neste Capítulo serão apresentados os diferentes conceitos de atividade física, aptidão física e exercício físico, e os elementos da aptidão física.

Os Capítulos seguintes abordam os tipos de atividade física como, caminhada, dança, natação, hidroginástica, treinamento de força, ginástica, lazer e recreação, jogos e esportes, e sugere atividades para idosos fisicamente incapazes, dependentes, frágeis, independentes, aptos/ativos e atletas, bem como orientações para atuação dos profissionais nestas atividades.

Para finalizar serão apresentados dois Capítulos: “Turismo e Idoso” e “Nutrição, Atividade Física e o Idoso”. No primeiro são descritos os tipos de turismo possíveis de serem realizados com os idosos e orientações para os profissionais. O segundo, destaca algumas considerações gerais sobre o processo de envelhecimento e sua relação com a nutrição e a atividade física do idoso.

Este livro acadêmico-científico representa a experiência, vivência e estudos das autoras no trabalho com atividade física para idosos, bem como na formação acadêmica. Portanto, esperamos que este subsidie profissionais de diferentes áreas, em especial da Educação Física, que pretendem ou trabalham com idosos.

Clique aqui para adquirir.